Voar durante a gravidez

Consulte estas informações em primeiro lugar

Está a pensar em voar para longe de todas as preocupações? Umas férias repousantes vêm mesmo a calhar, mas antes de marcar o voo é boa ideia verificar alguns aspetos.

Dica importante

Evite destinos que requerem vacinação ou medicação prévia, como comprimidos contra a malária. A malária é perigosa para si e para o seu bebé.

Pergunte à companhia aérea se pode viajar. Geralmente, não é recomendado voar entre as 28 e as 32 semanas, apesar de algumas companhias aéreas autorizarem voos de curta distância até às 36 semanas. Para ficar completamente descansada, pergunte ao seu obstetra se é seguro voar no seu caso.

Dica importante

Verifique o seu seguro de viagem, para garantir que este cobre os custos médicos relacionados com a gravidez, incluindo parto prematuro.

Não se esqueça de perguntar se a companhia aérea requer quaisquer documentos de caráter médico. Mesmo no caso de não ser obrigatório, é boa ideia levar consigo uma carta do seu obstetra ou da sua parteira que declare os seguintes aspetos:

  • A sua gravidez é normal e sem complicações
  • A data prevista para o parto
  • Se está à espera de mais do que um bebé

Dica importante

Os detetores de metal dos aeroportos não são perigosos para as mulheres grávidas, pois a exposição de baixo nível é semelhante ao campo eletromagnético emitido por muitos eletrodomésticos comuns nas nossas casas.


Todos a bordo!

Sempre que possível, escolha antecipadamente o seu lugar e solicite um assento com mais espaço para as pernas. Tal proporciona mais espaço para a sua barriga, também!

Dica importante

Não se preocupe com as cabinas pressurizadas, porque os níveis de oxigénio são seguros para as mulheres grávidas saudáveis.

Leve consigo uma pequena almofada para a ajudar a sentar-se confortavelmente e proporcionar um apoio adicional para as costas. Usar meias e roupas largas também é mais confortável, especialmente em voos de longo curso. Não se esqueça de beber muita água e de comer refeições ligeiras saudáveis durante o voo.

Dica importante

Um passeio normal na cabina melhora a circulação sanguínea e ajuda a evitar coágulos.

Desfrute das suas férias

A sua pele está mais sensível durante a gravidez, pelo que deve usar uma quantidade generosa de loção com elevado fator de proteção solar, e evitar o sol nas horas de maior calor, assim como usar chapéu quando estiver no exterior. Se desenvolver uma alergia ao calor, procure um local abrigado do sol para diminuir a temperatura corporal.

Dica importante

As suas pernas podem inchar durante a gravidez, pelo que deve optar por sapatos rasos confortáveis e deixar os saltos altos em casa. Ou seja, é menos uma coisa para levar na mala!

Mais importante do que tudo, divirta-se e desfrute das suas férias.

Outras dicas para viajar em segurança

Saiba mais acerca de como conduzir em segurança durante a gravidez ou sobre o tema ISOFIX versus cinto de segurança.

europe.doreljuvenile.com