Como tornar as viagens divertidas: segredos para viagens de longo curso bem-sucedidas com crianças pequenas 

As viagens de longo curso com crianças pequenas será algo que terá de aprender a dominar se tiver família a morar longe ou se gostar de passar férias fora. Felizmente, com alguma organização, há passos que pode dar para que a viagem corra o mais suavemente possível. Quer esta seja a sua primeira grande viagem ou deseje melhorar a última viagem que fez, eis o que deve fazer numa viagem de carro de longa duração para se manter tranquilo e em segurança.  

Cinco dicas principais para fazer viagens de carro de longa duração com crianças 

1) Faça as malas com artigos úteis 

Uns dias antes da viagem, despenda algum tempo a pensar em todos os artigos de que necessita geralmente durante o dia com o seu filho pequeno. Escreva-os num papel para os poder riscar da lista de verificação à medida que os coloca dentro da mala. Os artigos essenciais podem variar entre dos lanches e brinquedos preferidos ao bacio. Certifique-se que estes artigos não ficam perdidos no fundo da mala e que serão de fácil e rápido acesso quando precisar deles.   

Artigos de que possa precisar: 

  • Lanches fáceis para comer em viagem. Leve sempre mais lanches do que aqueles que julga necessários e leve molas para selar embalagens de comida abertas, de forma a conter os resíduos. 

  • Leve bastante água no copo preferido da criança. Vale a pena reforçar que é boa ideia levar mais água do que a que julga necessária, para a eventualidade de ocorrer um engarrafamento. Pode comprar suportes para copos para algumas cadeiras auto a fim de manter a bebida perto da criança.

  • Roupas sobresselentes para o caso de derramar bebidas. Leve roupas para a criança e para si para ajudar a garantir que chega ao destino com aspeto e sensação de frescura.  

2) Atividades no carro 

Não podemos prometer que não vai ouvir "Já chegámos?" antes de chegar ao fim da sua rua, mas se planear cuidadosamente as atividades no carro ajudará a manter as crianças ocupadas no carro. Não se esqueça que as atividades que planear para uma criança de 3 anos terão de ser simples.  

  • Um brinquedo novo pode ser uma excelente distração numa viagem.  

  • O brinquedo preferido pode ajudar a embalar a criança na altura de dormir a sesta. 

  • As canetas e os lápis podem cair para debaixo do assento da frente e serem difíceis de alcançar em andamento. Em vez disso, dê ao seu criativo filho um livro de autocolantes para colar.  

  • Jogos simples como o adivinhar como são as pessoas no carro da frente ou procurar veículos com cores diferentes pode manter as crianças ocupadas e consiste numa oportunidade da criança pequena expandir o vocabulário e a capacidade de observação. 

  • Também pode ser útil ter um plano B, caso tudo o resto falhe. Descarregue os episódios ou jogos preferidos do seu filho para um telemóvel ou tablet, para o caso de vir a precisar. 

3) Planeie a sua viagem 

Alguns pais preferem viajar de noite para que a criança durma durante a viagem. Se viajar durante o dia, trace a rota de forma a incluir várias paragens para que a criança possa exercitar-se com uma corrida e desanuviar um pouco. 

4) Segurança da cadeira auto  

De seguida, é preciso pensar na segurança. A cadeira auto da criança deve ser do tamanho adequado para a manter confortável e segura. Em caso de dúvida, consulte o nosso guia.

Se a viagem de carro for até outro país, não se esqueça de consultar as regras locais de cadeiras auto. Saiba mais.

5) Manutenção do carro 

Uma paragem imprevista pode tornar a viagem menos calma. Uma manutenção simples como a verificação do óleo e a pressão do ar dos pneus antes de iniciar a viagem pode ajudar a evitar avarias. Encha também o depósito com combustível para reduzir o número de vezes que terá de fazer paragens. 

Viajar com um bebé implica um conjunto diferente de medidas indispensáveis. Consulte o nosso guia para fazer uma viagem de longa duração com um recém-nascido. [LINK TO ARTICLE 30)