Etiqueta de homologação ECE R4404

Europa: ECE R44/04 etiqueta de homologação

Na Europa, todas as cadeiras-auto têm uma etiqueta de homologação ECE R44 de cor laranja. A etiqueta laranja garante que a cadeira-auto cumpre as exigências de segurança fundamentais conforme estabelecido na norma de segurança europeia ECE R44.

É um bom ponto de partida quando se procura por uma cadeira-auto para crianças. No entanto, qual a protecção que é oferecida e qual a facilidade de uso da cadeira-auto, pode variar significativamente entre cadeiras com etiquetas laranjas, pelo que assegure-se de que ensaia e testa uma cadeira antes de a comprar! Pode ser útil consultar os testes de segurança europeus mais recentes, realizados numa base anual para obter a escolha da cadeira adequada para o seu filho e para si.

Desde a introdução da norma europeia relativa à segurança de crianças no automóvel, ECE R44 em 1982, que as cadeiras-auto para crianças são testadas numa base anual. Os requisitos são actualizados anualmente para reflectir as necessidades constantes em segurança infantil. Com as normas dos ensaios a tornarem-se cada vez mais rigorosas todos os anos, é mais difícil as cadeiras-auto obterem classificações de segurança elevadas. Todas as cadeiras-auto Bébé Confort cumprem e excedem com orgulho a norma de ensaio europeia para Sistemas de Retenção para Crianças (vulgo “cadeiras-auto”) ECE R 44/04.

Aviso: desde Abril de 2008 que todas as cadeiras-auto de criança que foram fabricadas antes de 1995 e homologadas segundo a ECE R44/01 e 44/02 já não são legais e não podem ser usadas nem vendidas. Apenas as cadeiras que têm a etiqueta laranja da Norma Europeia, que indica a homologação segundo a norma ECE R44/03 e ECE R 44/04 podem ser legalmente utilizadas.

O que a etiqueta de homologação diz sobre a minha cadeira?

  1. Que a sua cadeira cumpre com a Norma de Segurança Europeia. Note os últimos dois dígitos: devem terminar em 04 (versão mais recente) ou 03. R44-01 ou 02 não são legaise não podem ser vendidos ou utilizados desde 2008 
  2. Há três tipos de homologação de cadeiras-auto: universal, semi-universal e veículo específico. "Universal" significa que a sua cadeira está homologada para instalação em todos os automóveis, embora tenha de verificar sempre se a cadeira pode ser bem instalada no seu automóvel. Ver abaixo artigo "Etiqueta de tipo".
  3. Homologação para peso (grupo). Se for adicionada aqui uma letra Y, isso significa que acadeira-auto tem um sistema de arnês de 5 pontos com pré-cinta de entrepernas.
  4. Indicador de homologação europeu.
  5. Indica o país em que a homologação foi obtida. 1=Alemanha 2=França 3=Itália 4=Holanda, etc.
  6. Número de homologação. Os primeiros dois números (04) mostram em que versão a cadeira-auto foi homologada, neste caso ECE R 44/04.
  7. Número exclusivo atribuído especificamente à sua cadeira, para teste e rastreamento.
  8. Dados de produção: semana e ano, neste caso, semana 7, 2006.
  9. Número de referência do artigo do fabricante
  10. Código EAN
  11. Código de barras
  12. Nome do fabricante do produto

 

Etiqueta de tipo: (semi-)universal ou veículo específico Para determinar se uma cadeira-auto para criança se adapta ao seu automóvel, há 3 tipos de homologações de cadeiras-auto: universal, semi-universal e veículo específico. A homologação universal não específica para um determinado veículo e é adequada para instalação em todos os automóveis. Uma etiqueta de homologação indicará uma destas categorias.

Homologação universal

A cadeira é homologada para uso em todos os veículos que cumprem os regulamentos ECE R14 e R16. Qualquer cadeira-auto Isofix tem que usar os pontos de fixação Isofix, incluindo o ponto superior ou o apoio de pé. Em todos os casos Isofix esta solução tem que ser usada e o manual do veículo tem que declarar que o automóvel é adequado para "Cadeiras-auto Isofix Universal".

Homologação semi-universal

A homologação semi-universal é quando, para além das exigências normalizadas, são utilizados outros dispositivos de segurança para reter a cadeira e exigem ensaios adicionais. Por exemplo: alguns veículos proporcionam um espaço de armazenagem adicional no chão do mesmo que pode influenciar o comportamento do pé de apoio frontal da cadeira-auto, pelo que deve verificar sempre a lista de marcas de automóveis compatíveis com a cadeira-auto para verificar se a marca e modelo do seu automóvel estão listados e adequados para uso.

Homologação veículo específico

A cadeira-auto é testada num ensaio de colisão automóvel dinâmico adicional, específico e homologado apenas para esses automóveis. O automóvel deve ser inserido na lista de marcas de automóveis compatíveis do fabricante de cadeiras-auto. Pode incluir características especiais ou designs que apenas podem ser instalados num automóvel de um modelo específico.