Porquê viajar de costas para a estrada?

Viajar de costas para a estrada

Em caso de acidente, uma cadeira instalada de costas para a estrada reduz o impacto na vulnerável cabeça e pescoço da criança. É este o motivo pelo qual, é mais seguro manter a cadeira auto na posição de costas para a estrada – mesmo quando a sua criança deixou de utilizar a cadeira auto para bebé.

Astronautas e cadeiras auto voltadas para trás: qual a ligação?

As primeiras cadeiras para bebé eram pequenas cadeiras voltadas para a frente que se instalavam no banco traseiro penduradas por ganchos. As primeiras foram introduzidas na Europa em 1984.

Os benefícios de viajar de costas para a Estrada são conhecidos desde sempre na Suécia. Este facto, deve-se ao trabalho pioneiro do Professor Bertil Aldman, que em 1960 observou que os astronautas na missão espacial viajavam na direção oposta ao sentido da viagem.

As cadeiras da nave espacial e o seu posicionamento foram concebidas para distribuir as forças substanciais ao longo das costas dos astronautas. O Professor Aldman pensou que o mesmo princípio poderia ser aplicado ao desenvolvimento da primeira cadeira auto na posição de costas para a estrada.

Então, por que motivo a posição de costas para a estrada é mais segura para bebés e crianças pequenas?

Vai perceber que a cabeça do seu bebé é proporcionalmente maior e mais pesada do que o resto do corpo. Os ossos e os músculos do seu pescoço não estão ainda suficientemente desenvolvidos para suportar o peso da sua cabeça.

Se o seu bebé viajar na posição de frente para a estrada e sofrer uma colisão frontal, a sua cabeça pode ser projetada para a frente. Este movimento coloca a sua cabeça e pescoço em stress, causando potencialmente sérios danos.

Mas, uma cadeira auto na posição de costas para a estrada protege a cabeça e o pescoço do seu bebé, distribuindo as forças por toda a região traseira – tal como acontece nos astronautas.

Em Julho de 2013, entrou em vigor a norma I-Size que aumenta o nível de segurança para crianças no automóvel. Esta legislação defende que as crianças devem viajar em cadeiras auto na posição de costas para a estrada até pelo menos aos 15 meses de idade. Só a partir dessa altura, é que os ossos e músculos do seu pescoço estarão mais desenvolvidos para suportar um impacto.

Apesar do ganho a nível de segurança ter sido na extensão do período de permanência na posição de costas para a estrada até aos 15 meses, é atualmente seguro para crianças viajar na posição de costas para a estrada até aos 4 anos de idade.

E se tivermos uma colisão traseira?

As investigações mostram que a grande maioria dos acidentes de estrada (cerca de 70%) são colisões frontais. E também que, o impacto das colisões traseiras tende a ser menor quando os veículos colidem na mesma direção, em vez de frontalmente. Colisões traseiras com gravidade são raras.

Saiba mais, sobre viajar na posição de costas para a estrada.