Posições confortáveis para a amamentação

not provided

Procurar posições de amamentação que sejam confortáveis para si e para o seu bebé é essencial, para que possam em conjunto desfrutar desses momentos especiais.

Apesar de a amamentação ser natural, nem sempre é óbvia a forma mais adequada de o fazer. Pode ser necessário experimentar algumas posições desde o nascimento em diante para procurar as melhores posições de amamentação mais adequadas para si e para o seu bebé.

Os especialistas recomendam que varie as posições de amamentação para:

  • Estimular todas as áreas da mama;
  • Evite as dores de amamentação aplicando pressão em diferentes partes do mamilo.

Eis algumas posições de amamentação que pode experimentar:

Para começar, coloque o seu bebé sobre uma almofada com o queixo encostado à sua mama e com as orelhas, ombros e ancas em linha reta.

Deitados de lado

Deitem-se ambos de lado, voltados um para o outro, com almofadas a proteger as costas do seu bebé e a sua cabeça. A cabeça do seu bebé fica sobre o seu braço ou sobre a cama. Esta posição permite-lhe relaxar e manter-se na cama enquanto amamenta.

Ao colo

O bebé está voltado para si, com a cabeça nos seus braços e o corpo deitado de lado sobre uma almofada de amamentação. Sente-se com uma almofada atrás do seu pescoço, que deve estar direito e relaxado.

Deitado

O bebé fica deitado ao seu lado, sobre uma almofada, enquanto ampara as costas dele com o seu braço. Esta é uma posição apropriada após uma cesariana.

Bola de râguebi

O bebé é apoiado por uma almofada de amamentação, ficando posicionado sob o seu braço. Fica deitado de lado, com o corpo voltado para o seu.

De barriga para baixo

Você deita-se numa posição semi-reclinada, com uma almofada a suportar as suas costas, enquanto o bebé fica deitado sobre a sua barriga. Esta é a posição perfeita caso sinta dores ao amamentar.

Você saberá que a amamentação está a correr bem quando:

  • Uma grande parte da aréola estiver coberta pela boca e pelos lábios do bebé;
  • O lábio inferior do bebé estiver dobrado para o exterior;
  • A língua do bebé estiver posicionada sob o mamilo;
  • Conseguir visualizar um movimento próximo da testa e das orelhas do seu bebé assim que ele começar a sucção e a deglutição;
  • bebé alimenta-se ao seu próprio ritmo: alimenta-se durante alguns segundos, interrompe para engolir e depois começa novamente;
  • Pode ouvir o seu bebé a engolir o leite.