Quais são as regras de cadeiras auto para viajar no sentido da marcha e no sentido contrário ao da marcha? 

Quando viaja de carro, quer que o seu filho esteja contente, confortável e seguro. E para que fique bem informado, explicaremos tudo o que precisa de saber sobre as normas de cadeiras auto para viajar no sentido da marcha e no sentido contrário ao da marcha. 

A idade certa para viajar em cadeiras auto no sentido da marcha 

Muitos pais querem saber qual a idade certa para começar a usar a cadeira auto no sentido da marcha, mas não é tão simples quanto possa parecer. De acordo com a lei, o seu filho pode viajar numa cadeira auto com homologação ECE R44/04 no sentido da marcha assim que atingir os 9 kg, aproximadamente aos nove meses de vida. Mas não se sinta tentado a fazer a alteração cedo demais. Há muitas e boas razões que levam os pais a optar por colocar a cadeira auto para bebé no sentido da marcha mais para a frente no tempo. 

Por que motivo é mais seguro os bebés e as crianças pequenas viajarem no sentido contrário ao da marcha? 

As crianças que viajam no sentido da marcha podem ser projetadas para a frente, em caso de colisão frontal. Como tal, é mais seguro viajar no sentido contrário ao da marcha porque no sentido da marcha é colocada pressão na delicada cabeça e frágil pescoço do bebé, o que pode provocar ferimentos graves.

Se o seu filho viajar no sentido contrário ao da marcha, a cadeira auto distribui a força de impacto por todo o encosto, protegendo a delicada cabeça e o pescoço. Dado que 70% dos acidentes são colisões frontais, é mais seguro para as crianças viajarem no sentido contrário ao da marcha até que os seus músculos e ossos estejam devidamente desenvolvidos.  

Em que consiste a norma de cadeira auto i-Size para viajar no sentido contrário ao da marcha? 

As cadeiras auto i-Size estão em conformidade com os mais elevados padrões de segurança. De acordo com a lei, se tiver escolhido uma cadeira auto i-Size, o seu filho deverá viajar no sentido contrário ao da marcha até aos 15 meses de vida. 

Saiba mais sobre cadeiras auto i-Size aqui ou pesquise a nossa coleção  

Durante quanto tempo deve o meu filho viajar no sentido contrário ao da marcha? 

As diretrizes i-Size indicam que as crianças devem continuar a viajar no sentido contrário ao da marcha até aos 15 meses de vida, pelo menos. No entanto, vários peritos recomendam prolongar este período de tempo. À medida que o seu bebé cresce, ficando mais forte todos os meses, notará consideráveis alterações no seu desenvolvimento. Por isso, quanto mais tempo deixar o seu filho viajar no sentido contrário ao da marcha, tanto melhor. Alguns peritos recomendam inclusivamente esperar até a criança atingir os quatro anos de idade para inverter a posição da cadeira. 

Felizmente, os fabricantes de cadeiras auto como a Bébé Confort, possibilitaram as pais tomarem esta decisão. Pode optar por uma cadeira auto i-Size que permita viajar no sentido contrário ao da marcha até o seu filho atingir os 105 cm, ou por volta dos quatro anos de idade, altura em que os músculos e ossos terão amadurecido mais.  

Escolher a cadeira auto indicada para si 

Na Bébé Confort, somos conhecidos por ajudar os recém-papás com os nossos designs inovadores e seguros. Desde a nossa primeira inovadora cadeira auto para viajar no sentido contrário ao da marcha lançada em 1984, que temos vindo a ouvir as suas necessidades específicas por forma a desenvolver continuamente a nossa gama de cadeiras auto. Como resultado, dispomos de uma variedade de cadeiras auto adequadas ao seu estilo de vida, que proporcionam o mais elevado nível de proteção e conforto máximo às famílias. As nossas cadeiras auto giratórias mais recentes, como a Mica, oferecem ainda mais flexibilidade e conveniência, cabendo-lhe a si decidir a posição da cadeira auto.