Qual é o lugar mais seguro para instalar a cadeira auto no automóvel? 

Escolheu uma cadeira auto segura para o seu pequenote, agora já está pronto para desfrutar de uma viagem em família. Antes de viajar, é importante saber onde deve colocar a cadeira auto, para a máxima segurança. 

Na Bébé Confort, recomendamos que coloque a cadeira auto no banco traseiro, de preferência no assento do meio. Contudo, poderá ter de considerar outras opções quando, por exemplo, tiver várias cadeiras auto para instalar ou quando o veículo não permitir a instalação no banco do meio. 

Estamos aqui para o ajudar a decidir a melhor posição para a instalação da sua cadeira auto: 

1) Assento do meio do banco traseiro: o lugar mais seguro. 

O lugar mais seguro para a cadeira auto é no assento do meio do banco traseiro, devido à sua distância dos airbags laterais dos passageiros e de qualquer potencial impacto. 

Apesar de estatisticamente este ser o lugar mais seguro, sabemos que nem sempre é muito prático ou até possível, devido ao tamanho do assento, à inexistência de um cinto de segurança nesse lugar, ou devido aos pontos ISOFIX do veículo. 

2) Atrás do assento do banco dianteiro do passageiro 

Apesar de não ser considerada a posição para a cadeira auto mais segura de acordo com as estatísticas, os consumidores dão frequentemente preferência a esta posição. 

Longe do lado em que mais frequentemente ocorrem impactos, o lugar detrás do assento do banco dianteiro do passageiro tem a vantagem de permitir aceder facilmente ao seu filho e de, na maioria das vezes, ficar no lado que dá para o passeio, afastado do fluxo do tráfego. 

3) Atrás do assento do banco do condutor 

Continua a ser uma localização segura para a cadeira auto, pois a instalação é efetuada no assento traseiro do automóvel. Contudo, a localização do assento traseiro atrás do passageiro é a menos segura, porque é o lado onde é mais comum ocorrerem impactos. 

4) Banco dianteiro destinado ao passageiro 

Recomendamos que coloque a cadeira auto no banco traseiro. Contudo, se tiver de colocar o bebé no banco dianteiro destinado ao passageiro, certifique-se sempre de que os airbags estão desativados antes de iniciar a viagem. Uma criança com menos de 12 anos nunca deve ser colocada num assento com o airbag para passageiros ativo. 

A instalação dianteira deve ser utilizada em último recurso, não só devido ao maior risco de distração do condutor, como também por estar na proximidade do lado onde é mais comum ocorrerem impactos. 

Se houver três crianças (recém-nascido, criança pequena e criança com 4 anos) numa família e não for possível colocar três cadeiras no banco traseiro, recomendamos a seguinte disposição: 

  • o recém-nascido deve viajar no banco traseiro, na posição atrás do passageiro, 

  • a criança pequena deve viajar no banco traseiro na posição atrás do condutor 

  • a criança de 4 anos deverá viajar no banco dianteiro destinado ao passageiro (com o airbag desativado e o banco da frente na sua posição mais recuada). Todos com os sistemas de retenção devem estar devidamente instalados. 

Verifique sempre se a cadeira auto está bem instalada  e desfrute de viagens felizes e em segurança com o seu pequenote!