Que cadeira auto devo comprar?

Quando contemplar comprar uma cadeira auto, irá deparar-se com o que parece ser uma tarefa de fazer perder a cabeça. Quer esteja a comprar uma cadeira para um recém-nascido, uma criança pequena ou uma criança mais velha, o nosso guia explica-lhe o que deve ter em conta para o ajudar a decidir.

Como escolher uma cadeira auto: qual é o tamanho certo? 

É importante que o seu filho viaje numa cadeira auto do tamanho adequado para ele. Se não for o caso, estará a colocar o seu filho em perigo e a infringir a lei. Pode escolher a cadeira auto certa através da altura (i-Size) ou peso (R44) do seu filho. 

Escolher uma cadeira auto: qual é a cadeira auto adequada para o meu automóvel?

Assim que tiver encontrado a cadeira auto com o tamanho indicado para o seu filho, é boa ideia confirmar se poderá montá-la no seu automóvel, Se o seu carro não tiver pontos ISOFIX, deverá escolher uma cadeira auto que se possa prender com o cinto de segurança do seu automóvel. Se o seu automóvel tiver pontos ISOFIX, pode selecionar qualquer cadeira auto com uma ligação ISOFIX ou optar por uma cadeira que utilize o cinto de segurança do seu automóvel.  

 

  • Ambas as opções são seguras desde que devidamente instaladas.  

  • Ambas proporcionam vantagens e potenciais desvantagens aos pais.   

Leia o nosso artigo sobre ISOFIX versus cinto de segurança para decidir qual é a opção certa para si.  

Se não estiver certo da cadeira auto adequada para o seu automóvel, pode utilizar a nossa ferramenta online.   

Dicas de segurança de cadeiras auto: preciso de uma cadeira auto com um arnês de 5 pontos de ancoragem? 

Os testes demonstram que é mais seguro os bebés e as crianças pequenas viajarem numa cadeira auto com um arnês de 5 pontos de ancoragem.   

Em caso de colisão: 

  • O arnês manterá a criança presa com maior segurança. 

  • O sistema de retenção do arnês segura a criança pelos ombros e ancas, que constituem as partes mais duras do corpo. Isto protege as partes moles, como o abdómen, reduzindo o risco de ferimentos graves. 

  • Um arnês de 5 pontos de ancoragem é simples de montar corretamente para obter o máximo de segurança. A inovadora correia de fecho fácil e sistema de gancho da Bébé Confort tornam o cinto de segurança fácil de apertar. Esta funcionalidade não é padronizada em todas as nossas cadeiras auto. 

Para obter mais detalhes sobre os motivos que tornam um arnês de 5 pontos de ancoragem melhor, leia o nosso guia.

 

Dicas de segurança para cadeiras auto: Deve o meu filho viajar no sentido contrário ao da marcha ou no sentido da marcha?

 

  • As crianças que viajam no sentido da marcha podem ser projetadas para a frente numa colisão frontal. Isso coloca pressão na cabeça e no pescoço, o que pode provocar lesões graves.  

  • Se o seu filho viajar no sentido contrário ao da marcha, a cadeira auto distribui a força de impacto por todo o encosto, protegendo a delicada cabeça e o pescoço. 

  • 70% dos acidentes são colisões frontais, como tal, é mais seguro para as crianças viajarem no sentido contrário ao da marcha até que os seus músculos e ossos estejam devidamente desenvolvidos. 

  • Todas as crianças com um peso inferior a 9 kg devem viajar no sentido contrário ao da marcha se estiverem a utilizar uma cadeira auto ECE R44.  

  • Se tiver uma cadeira auto i-Size, o seu bebé deve viajar no sentido contrário ao da marcha até, pelo menos, aos 15 meses de vida.  

  • Os peritos recomendam colocar a criança no sentido contrário ao da marcha a maior quantidade de tempo possível, até aos quatro anos de vida.  

Saiba mais informações sobre os motivos que tornam as viagens no sentido contrário ao da marcha mais seguras.

A i-Size é a melhor escolha? 

As cadeiras auto i-Size são consideradas as mais seguras devido à proteção melhorada da cabeça e do pescoço, por oposição às cadeiras auto que estão em conformidade com a norma padrão ECE R44/04.  

Isso deve-se: 

  • Aos resultados de testes de colisão lateral serem padronizados e avaliados enquanto parte da norma i-Size. 

  • Aos testes de segurança i-Size serem realizados com bonecos antropomórficos para testes de colisão mais avançados que dispõem de mais sensores do que os bonecos antropomórficos utilizados para teste da norma R44 (série P).  

  • Ao seu bebé dever viajar no sentido contrário ao da marcha, a forma mais segura de viajar, até à idade mínima recomendada dos 15 meses de vida. 

  • A algumas cadeiras auto i-Size poderem ser utilizadas no sentido contrário ao da marcha até a criança atingir os 105 cm, o que ocorre cerca dos 4 anos de idade. 

  • Ser necessário utilizar o sistema ISOFIX, que fixa a cadeira auto diretamente ao chassis do automóvel com uma cadeira auto i-Size. As cadeiras auto com ISOFIX têm maior probabilidade de serem corretamente montadas no seu veículo.  

Saiba por que motivo deverá escolher uma cadeira auto i-Size aqui. 

Não se esqueça que: Algumas cadeiras auto R44/04, como a Bébé Confort Titan Pro, utilizam tecnologia inovadora para superar as normas de segurança básicas, tranquilizando ainda mais os pais.