Ao comprar uma cadeira auto, as normas de segurança e de cadeiras auto são prioritárias. Se não tiver a cadeira auto adequada, pode enfrentar coimas e colocar o seu filho em perigo. Na Europa, a cadeira auto adequada será uma R129 i-Size ou uma cadeira em conformidade com a norma ECE R44/04. Mas qual das duas, R129 ou R44, é a melhor? Explicamos as diferenças entre ambas para que tome uma decisão informada.

Qual é a diferença entre uma cadeira auto ECE R44 e uma R129? 

A norma R129 foi introduzida em 2013 para tornar mais seguro o transporte de bebés e crianças. É mais recente do que a norma ECE R44 e foi submetida a rigorosos testes para proteção melhorada da cabeça e pescoço. 

As atuais normas de cadeiras auto para criança homologaram a utilização de uma cadeira auto R44/04 ou R129. Ainda é seguro utilizar uma cadeira auto R44, mas é provável que a norma R44 se torne obsoleta ao longo do tempo.  

Saiba mais sobre cadeiras auto R129/i-Size aqui

Saiba mais sobre cadeiras auto ECE R44/04 aqui

Breve perspetiva das cadeiras auto R129 i-Size 

  • A escolha da cadeira auto depende do comprimento e não do peso do seu filho. Esta medida é mais segura, já que a maior parte dos pais sabe melhor o comprimento do seu filho do que o peso do mesmo. Desta forma, torna-se mais fácil assegurar que o seu filho tem uma cadeira com o tamanho adequado. 

  • Esta norma é considerada a mais segura devido à proteção melhorada da cabeça e pescoço. 

  • Os resultados dos testes de colisão lateral são avaliados enquanto parte da norma. 

  • You have to use ISOFIX, which attaches the car seat directly to your car’s chassis, with an i-Size car seat. As cadeiras auto com ISOFIX têm maior probabilidade de serem corretamente montadas no seu veículo. Tenha em consideração que é necessária uma base ISOFIX adicional para instalar uma cadeira auto para bebé que utilize ISOFIX.  

Procurar cadeiras auto i-Size Bébé Confort aqui

 

Breve perspetiva das cadeiras auto ECE R44/04 

  • Os grupos para cadeiras auto R44 0+ (do nascimento aos 13 kg), 1 (dos 9 aos 18 kg) ou 2/3 (dos 15 aos 36 kg) têm por base o peso e não o tamanho do seu filho, e são adequadas para as crianças de todas as idades, do nascimento aos 12 anos. 

  • Estão disponíveis modelos que podem ser montados através do sistema ISOFIX ou dos cintos de segurança do seu automóvel, caso o mesmo não tenha um ponto de ancoragem ISOFIX.  

  • As cadeiras auto em conformidade com a norma R44 são testadas quanto a colisões traseiras e frontais, no entanto, não são testadas quanto a colisões laterais. 

  • Numa cadeira auto R44, o seu filho pode viajar no sentido da marcha aproximadamente a partir dos 9 meses de vida. 

Compre cadeiras auto ECE R44 Bébé Confort aqui

 

Por que motivo deve o meu bebé viajar no sentido contrário ao da marcha de acordo com o regulamento i-Size 

Se estiver a utilizar uma cadeira auto i-Size, o seu bebé deve viajar no sentido contrário ao da marcha até aos 15 meses de vida. Esta é a idade mínima recomendada para proteção do delicado pescoço e cabeça do bebé, até chegar a altura de mudar a posição da cadeira para o sentido da marcha. Viajar no sentido contrário ao da marcha oferece o máximo de proteção aos bebés e crianças pequenas.  

 

Poderá saber mais informações sobre as vantagens de viajar no sentido contrário ao da marcha aqui

 

Devo escolher uma cadeira auto R44 ou i-Size? 

O tipo de cadeira auto que escolhe depende da idade e das necessidades específicas da criança. As cadeiras auto R44 oferecem um bom nível de segurança para sua máxima tranquilidade. No entanto, se preferir que o seu bebé ou criança pequena viaje numa cadeira auto que esteja em conformidade com as mais recentes e rigorosas normas de segurança deve optar pela i-Size.