Viajar de avião com o seu filho: pode levar a cadeira auto no avião? 

Se tiver reservado um voo para viajar com o seu filho, poderá contemplar levar a cadeira auto por motivos de segurança e conforto. E levar a cadeira auto no avião também significa que tê-la-á pronta a utilizar no local de destino. Explicamos de seguida quais são as regras para utilizar cadeiras auto em aviões e partilhamos as nossas principais dicas de viagem para que possa desfrutar da mesma. 

É possível levar uma cadeira auto no avião? 

Algumas companhias aéreas podem ter restrições quanto ao uso de cadeiras auto, como tal, é recomendado confirmar primeiro com a companhia aérea que irá utilizar qual é o modelo da mesma. Se a companhia permitir o uso de cadeiras auto, estas são geralmente cadeiras com homologação FAA ou TÜV, o que significa que foram homologadas para utilizar em viagens aéreas.  

Para saber se a sua cadeira auto está homologada para usar num avião, verifique se contém uma etiqueta com a indicação "Para utilização em viagens aéreas" ou consulte a seguinte lista. 

As nossas cadeiras auto para bebé Pebble Pro e Rock i foram oficialmente homologadas para utilização em viagens aéreas.

Por que motivo devo levar uma cadeira auto para bebé no avião? 

O seu bebé estará mais confortável e tranquilo durante o voo se viajar seguro na cadeira auto que lhe é familiar. Isso também pode representar uma viagem mais calma para si e para os outros passageiros. Também consiste na forma mais segura do seu bebé viajar de avião. Em caso de emergência ou turbulência inesperada, a cadeira auto é um local mais seguro do que o seu colo.  

Tenha em consideração que se decidir levar a cadeira auto para bebé no avião poderá ter de pagar um lugar sentado para o seu filho. Informe-se junto da sua companhia aérea antes de efetuar a reserva e pergunte por tarifas com desconto para casos destes. 

Para obter dicas mais práticas sobre como tornar a sua viagem o mais relaxante possível, leia os nossos artigos Viajar de avião com um bebé ou Viajar de avião com uma criança pequena.

Viajar de avião com regras e dicas para cadeiras auto 

  • Qualquer cadeira auto homologada terá uma largura máxima de 44 cm, como tal, pode ser montada em qualquer lugar sentado no avião. Em caso de dúvida, confirme primeiro com a sua companhia aérea. 

  • Reserve lugares adjacentes. Tenha em consideração que algumas companhias aéreas solicitam que as cadeiras auto para criança sejam utilizadas apenas em lugares de janela, por forma a não obstruir o corredor em caso de emergência.  

  • Tenha em consideração que não é permitido colocar cadeiras auto para criança em filas de saída de emergência. 

  • Se não comprar um bilhete para o seu filho, confirme com a companhia aérea se poderá utilizar um lugar vazio. Caso a companhia aérea permita, evite as alturas e épocas mais movimentadas a fim de aumentar a possibilidade de encontrar lugares vazios perto do seu. 

No voo que reservei são fornecidas alcofas para os bebés. Ainda preciso de levar uma cadeira auto no avião? 

Contacte a companhia aérea para confirmar se terão uma alcofa para o seu filho. Se tiverem, pode acontecer que não lhe seja permitido levar a cadeira auto para bebé a bordo e ter de efetuar o check-in da mesma como bagagem.  

Apesar de a alcofa proporcionar ao seu bebé um local plano onde estar deitado, não é tão segura quanto a cadeira auto. 

  • A alcofa não dispõe de um arnês, como tal, a criança não terá um sistema de retenção.  

  • Em caso de turbulência, ser-lhe-á pedido que retire o bebé da alcofa e o segure ao colo. E isto não é tão seguro quanto tê-lo na cadeira auto. Além disso, pode perturbar o bebé, se ele estiver a dormir. 

  • A alcofa tem de ser guardada nos devidos compartimentos ao descolar e ao aterrar, como tal, terá de tirar o bebé de dentro da mesma, o que também pode causar perturbações, se ele estiver a dormir. 

Fazer o check-in da cadeira auto como bagagem 

Mesmo que não queira utilizar a cadeira auto durante o voo, poderá querer utilizá-la durante a sua estadia. A maior parte das companhias aéreas permitirá efetuar o check-in da cadeira auto na bagagem de porão gratuitamente, como suplemento da bagagem permitida. Isto aplica-se a cadeiras auto para crianças pequenas e para bebés, bem como bancos elevatórios sem costas. Consulte primeiro a sua companhia aérea para ficar informado das regras em vigor. 

Precisarei de uma cadeira auto durante as férias? 

As normas e diretrizes de cadeiras auto para criança variam de país para país. Nos Estados Unidos, as regras de um estado podem divergir das regras de outro estado. Não se esqueça que nalguns países existem regras que se aplicam tanto a táxis como a carros alugados ou carros particulares. E se incorrer nalguma infração, pode enfrentar coimas que certamente arruinarão as férias. Para se certificar que a cadeira auto que está a utilizar está em conformidade com a lei, deve consultar as regras de segurança na estrada do seu destino de férias.  

Se pretender alugar um carro durante as férias, pode alugar também uma cadeira auto para a criança nessa mesma altura. Contudo, poderá preferir levar a sua própria cadeira auto por forma a ter a certeza de que o seu filho usufrui do máximo de segurança.  

Saiba mais sobre as normas de cadeiras auto em todo o mundo.