Viajar na posição transversal

A melhor posição para viajar com o seu bebé no automóvel

A musculatura do pescoço do bebé ainda não está suficientemente desenvolvida para suportar um choque frontal. A posição de costas para a marcha é a mais segura porque permite distribuir de forma mais homogénea as forças exercidas em caso de desaceleração ou em caso de choque. A criança deve viajar de costas para a marcha até aos 15 meses e, idealmente, o maior tempo possível para proteger a cabeça, o pescoço e a coluna vertebral.

A posição lateral é uma alternativa à posição de costas para a marcha?

 

Para crianças desde o nascimento até aos 6 meses, e para viagens longas, pode optar por viajar na transversal com o seu bebé numa alcofa. Estes sistemas de retenção têm a vantagem de fornecer uma posição deitada ideal. Em caso de choque frontal, a posição lateral permite distribuir as forças por todo o corpo do bebé, o que faz um leve movimento lateral para melhor absorver a energia do choque. Esta posição também permite colocar a cabeça do bebé no centro do veículo, segurança adicional em caso de impacto lateral, porque a cabeça do bebé está longe da porta/ impacto.

Tal como as cadeiras auto, nem todas as alcofas de segurança oferecem o mesmo nível de segurança no automóvel. Vários indicadores permitem que possa escolher uma alcofa que seja perfeitamente segura para seu bebé:

  • A alcofa deve ter um arnês de três pontos para segurar o bebé;
  • Uma alcofa homologada de acordo com a última norma em vigor R129, oferecerá o mais elevado nível de segurança graças aos materiais inovadores que absorvem melhor as forças 

logo r129

  • Consulte também os testes independentes do consumidor, como o ADAC, para avaliar o nível segurança do seu sistema de retenção

A posição deitada/ horizontal numa automóvel é aconselhada?

A posição deitada é a posição recomendada para os recém-nascidos, ideal para as longas horas de sono durante os primeiros meses de vida. É importante deixá-los nesta posição durante todas as suas diferentes fases do sono e, assim, respeitar o seu próprio ritmo, porque os hormônios que promovem o crescimento e o desenvolvimento das faculdades mentais, desenvolvem-se durante o sono. A posição deitada oferece-lhes o máximo conforto, garante uma boa posição da coluna e promove a oxigenação do corpo. Também permite que eles tenham liberdade de movimento, para esticar e movimentar os braços e pernas, necessários para o bom desenvolvimento motor dos bebés. Então, de casa para o carrinho ou para o automóvel, a posição mais ergonômica do recém-nascido é a posição deitada na parte de trás, aquela que oferecerá a melhor qualidade de sono.

Ver vídeo com perguntas / respostas fornecidas por um pediatra: